//
você está lendo...
Post

Centro Técnico Audiovisual – CTAv

Nome do Núcleo Centro Técnico Audiovisual – CTAv
Local Rio de Janeiro – RS
Ano de Criação 1985
Fundadores Marcos Magalhães
Site http://www.ctav.gov.br/

Breve História
O CTAv nasceu a partir de uma parceria entre a Embrafilme e o National Film Board (NFB), do Canadá. Um acordo de cooperação técnica, assinado em 1985, possibilitou a criação do Centro Técnico Audiovisual, que na época era vinculado à Diretoria de Operações Não-Comerciais da Embrafilme (DONAC). Com o objetivo de auxiliar na formação de animadores e de fomentar a produção de animação no país, o CTAv oferece cursos com os canadenses Jean Thomas Bédard e Pierre Veilleux e colabora com a formação de uma nova geração de animadores como César Coelho, Aida Queiroz e Daniel Schorr. Para este núcleo, o Canadá cedeu a maior parte dos equipamentos, inclusive quatro trucas de 16mm computadorizadas. Foram também técnicos canadenses que orientaram a instalação desses equipamentos e o primeiro curso de animação com técnicas de baixo custo.

A Revista Filme Cultura, em edição especial (n.49) publicada em 2007, traz reportagem com diversos depoimentos documentando sobre o surgimento do CTAv.

Fotos da primeira turma núcleo de animação recém criado no CTAv (slide show):

Este slideshow necessita de JavaScript.

Alguns Trabalhos:

:: Coprodução Brasil-Cuba em filme animado: O Caminho das Gaivotas
Criado em dezembro de 2009, depois da visita do Ministro da Cultura, Juca Ferreira, e do então Secretario do Audiovisual, Silvio Da-Rin, em setembro do mesmo ano, o projeto de Desenvolvimento de Animação Brasil-Cuba – fruto de uma parceria entre os Ministérios da Cultura do Brasil (MinC) e de Cuba – tem o objetivo de experimentar, possibilitar e promover uma linha de produção que coadune anseios e desejos de uma política pública voltada para a qualificação da animação dos dois países e, em especial, a animação para a infância.No Brasil, o projeto está a cargo do Centro Técnico do Audiovisual (CTAv), da Secretaria do Audiovisual (SAV) do Ministério da Cultura. Em Cuba, dos Estúdios Animados do Instituto Cubano de Arte e Indústria cinematográficos (ICAIC), do Ministério da Cultura de Cuba.

:: Oficina Parque Alegria (2009)
A Oficina teve como objetivo estimular a percepção dos alunos, ampliando horizontes para além da escola e da comunidade. A proposta do projeto é promover uma educação do olhar através do desenvolvimento de atividades para a produção de filmes de animação estimulando a observação crítica e a decodificação da linguagem audiovisual. Os conteúdos dessa oficina foram os princípios básicos de animação. Fazendo experiências com variadas técnicas de animação, os alunos construiram o movimento e o conhecimento da linguagem audiovisual.
Algumas fotos desta oficina (slide show):
       

 

🙂

Sobre Pesquisas Animadas

Blog que reune pesquisas realizadas pela Profa. Carla Schneider juntamente com alunos pesquisadores, todos vinculados ao Curso de Cinema de Animação da Universidade Federal de Pelotas.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

:: Links Úteis