//
você está lendo...
Ficha de Animadores

Daniel Schorr

Nome: Daniel Schorr  
Página Pessoal:
Contato: d.schorr@nfb.ca
Local e Data de Nascimento:  Rio de Janeiro – RJ, 1959
Graduação: Comunicação Social com especialização em Animação – PUC-Rio
Já trabalhou para: Revista cartum Art&Manha e produtora Mil Folhas
Cursos que já ministrou: Animação – John Abbott College – CA  
Atualmente: trabalha na National Film Board of Canada

Bio

Seu primeiro contato com animação, foi aos 15 anos quando descobriu em seu colégio um projetor 16mm abandonado. “Decidi colocá-lo em operação, criando um cineclube. Em meados dos anos 70, vigorava na escola um sistema de censura bem repressivo. Me ocorreu então a possibilidade de programar ‘desenhos animados’ para contornar a vigilância da direção. Encontrei um acervo incrível disponível no Consulado do Canadá (…). Descobri então, para minha alegria, que a criatividade tem um enorme poder libertador. Os filmes de René Jodoin e Norman McLaren fizeram a minha cabeça, e desde esta época decidi, com a simplicidade de raciocínio de um adolescente, que um dia eu seria animador no NFB…” [Blog Anima Mundi]

Na década de 70, não existiam cursos de animação no Brasil e o aprendizado era através de contatos com profissionais da publicidade, que passavam técnicas básicas e algumas dicas. Depois de alguns anos, junto com um grupo de amigos da faculdade de comunicação, Daniel fundou a revista de cartum Art&Manha. Em 1983, o mesmo grupo abriu uma produtora e voltaram a exibir os filmes do consulado.

E 1986, no acordo entre a Embrafilme e a NFB, Daniel foi um dos selecionados para a primeira atividade do CTAv, recém-criado com o apoio da NFB. Após o curso, Daniel foi para o Canadá em uma experiência no National Film Board of Canada, com a finada bolsa de aperfeiçoamento do CAPES. Depois de um ano, Daniel foi convidado para fazer parte da instituição e desde então vive em Montreal.

Daniel Schorr é um dos primeiros animadores brasileiros a trabalhar em parceria com a NFB e é o primeiro latino-americano a ser contratado pela instituição. Além de trabalhar na instituição, Daniel  dá workshops de animação no Brasil, Canadá e Espanha e tem um programa de rádio sobre o Brasil, “Made in Brazil” no CKUT, uma das maiores rádios de Montreal.

O seu primeiro filme “Viagem de Ônibus” (1986) recebeu o prêmio de Animação no Festival de Havana em Cuba. Também foi diretor dos filmes “Cesium” (1992), “Recital” (1996) que ganhou o prêmio de melhor direção no Festival de Recife, entre outros.

Entre as suas produções no NFB estão “Jours de Plaine” (1990), “Dinosaurs: Piecing It All Together” (1991) e “Snow Cat” (1998) e “Jonas e Lisa” (1995). Para a produção de Jonas e Lisa, Daniel realizou uma pesquisa com meninos de rua do Rio de Janeiro. Também produziu o filme “Vida de Meninos de Rua” (1992), financiado pela fundação Vitae.

A sua mais recente produção é o filme “Dominós” (2007), um filme educativo sobre a resolução de conflitos que integra a ShowPeace Séries. Daniel Schorr considera fundamental a parceria com artistas brasileiros, a trilha sonora de seu filme Jonas e Lisa é um samba composto e gravado por um artista carioca e em seu filme Dominós, o chorinho original foi composto e gravado em Montreal por músicos canadenses.

Desde que se mudou para Montreal, Daniel passou a fazer uma ponte entre Brasil e Canadá colaborando para a evolução da animação no Brasil.

Filmografia

Ano

Nome da Obra

1986

Viagem de Ônibus

1990

Jours de plaine

1991

In Search of the Dragon

1991

Dinosaurs: Piecing It All Together

1992

Cesium

1992

Vida de Menino de Rua

1995

Jonas e Lisa

1996

Recital

1997

Hello Dolly

1997

Kaos

1998

Snow Cat

2007

Dominós

Referências

http://www.onf-nfb.gc.ca/eng/portraits/daniel_schorr/

Sobre Pesquisas Animadas

Blog que reune pesquisas realizadas pela Profa. Carla Schneider juntamente com alunos pesquisadores, todos vinculados ao Curso de Cinema de Animação da Universidade Federal de Pelotas.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

:: Links Úteis